INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO
Localizada na Asa Sul de Brasília, a sede do IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público - funciona em um prédio de seis pavimentos com aproximadamente 3000m². Em meados de 2018, a diretoria do Instituto procurou a CoDA para auxiliar na otimização dos espaços para atender a demanda crescente de alunos, bem como reforçar a sua identidade corporativa no interior do edifício.
Alguns dos problemas diagnosticados no edifício foram a grande quantidade de desníveis, especialmente no acesso principal, a dificuldade de orientação espacial por parte dos visitantes, reforçada por um zoneamento interno pouco definido. Vários espaços se mostravam ociosos e subutilizados. Também foram detectados problemas acústicos nos espaços internos, poucas áreas arejadas para o convívio e a ausência de áreas verdes, uma característica contrastante com a realidade de Brasília.
O desenho da nova sede buscou vincular-se a identidade proposta pelo IDP, “um centro de excelência no ensino, pesquisas e extensão nas áreas da Administração Pública, do Direito e da Economia (...), que visa contribuir para as transformações sociais, políticas e econômicas do Brasil.”
Para isso foram propostas a reestruturação do acesso principal e circulações, destacando o átrio central como espaço solene de acolhimento do edifício, local de encontro e permanência, para alunos e funcionários. Já o subsolo passou a abrigar a praça de alimentação, minimizando o ruído dessa atividade para o restante do prédio. Complementarmente, a biblioteca e a área administrativa do térreo foram reestruturadas para se tornarem ambientes mais cômodos e funcionais.
Portanto, a reforma trouxe à tona potenciais já existentes no local, com uma intervenção financeiramente viável e de grande impacto para os habitantes do edifício.