vãos corporativos
O segundo edifício corporativo construído pela CoDA no Setor de Indústria de Brasília teve um objetivo claro: a obtenção do maior vão corporativo possível por pavimento, visando abrigar empresas da área criativa e do áudio visual. Dessa forma, o edifício SIA 600 veio para reforçar o potencial da região para atrair empresas do ramo, processo iniciado com a implantação da Fabrika Filmes no início de 2011.
Vista de fora, a composição volumétrica do edifício revela a sua disposição interna: um volume branco suspenso, voltado para leste, abriga o vão corporativo; um bloco lateral, mais estreito, voltado para oeste, abarca as funções de apoio, como escadas, banheiros, salas de diretores e reuniões e copa; entre eles, a circulação vertical e horizontal do edifício. Essa composição é observada com clareza nas fachadas frontal e posterior. Já as fachadas laterais, nascente e poente, foram tratadas conforme a sua orientação e revelam o caráter dos espaços que abrigam. Assim, a fachada oeste é mais hermética, com aberturas menores dispostas conforme a necessidade. Já a fachada leste possui maior transparência. Ela é composta por grandes estantes metálicas (7,2 x 2,4m) que abrigam as condensadoras dos refrigeradores de ar, além de operar como elementos de proteção solar para o espaço interno.
O recuo frontal de 5m do edifício foi escavado de forma a aumentar a luminosidade e ventilação do subsolo, além de resguardar a edificação. Assim, os acessos de veículos e pedestres são feitos por duas pontes, suspensas sobre um talude gramado. Ambas as pontes conduzem para a recepção central, na parte frontal do prédio, a partir da qual se encaminham os visitantes para os demais pavimentos. Nas demais áreas do térreo, foram alocadas as vagas de garagens necessárias para atender a legislação local. No subsolo, além de vagas, ficam também os depósitos, um para cada pavimento, e os espaços para funcionários.
A modulação do edifício em vãos de 7,20 x 7,20m torna o pavimento tipo (2º ao 4º) flexível o suficiente para abrigar empresas de diferentes tamanhos. Assim, ele pode ser utilizado como um espaço único de 303m² ou ser subdividido em 4 salas de 52m² e duas salas menores de 22m², ou ainda diferentes combinações dessas áreas. Essa modulação se reflete na disposição do piso elevado e das cabaças da laje nervurada, ambos medindo 60x60cm.
Na cobertura foram dispostos os espaços sociais a serem compartilhados por todas as empresas do edifício: sala de conferências, sala de reunião e restaurante, todos voltados para um amplo terraço panorâmico, com visuais para diversos bairros do entorno.