Casa Cobogó

Mme a   r00   imagem  1
Mme a   r00   imagem  2
Mme a   r00   imagem  3
Mme a   r00   imagem  4
Mme a   r00   imagem  6
Mme a   r00   imagem  5
Mme a   plantas   site 01
Mme a   plantas   site 02
Mme a   plantas   site 03
Mme a   r00   imagem  8
Mme a   r00   imagem  9
Mme a   r00   imagem  11
Mme a   r00   imagem  13
Mme a   r00   imagem  14
Mme a   r00   imagem  15
Mme a   r00   imagem  16
Mme a   r00   imagem  17
Mme a   r00   imagem  18
Mme a   r00   imagem  19
Mme a   r00   imagem  20

CASA COBOGÓ

 

Nesta casa, o casal buscou a CoDA para estruturar uma proposta arquitetônica que comportasse a atual configuração da família, com dois filhos universitários, mas também fosse funcional para o casal com o passar dos anos. A residência deveria ser acessível e integrada, facilitando tanto o convívio familiar e eventos sociais.

 

Formada em arquitetura, a proprietária, demonstrou o desejo de que a casa fosse contemporânea, mas ainda assim conectada com a linguagem de Brasília. A proposta da Casa Cobogó buscou então reformular a casa modernista, se inspirando no clássico arquitetônico da Casa Farnsworth de Mies van der Rohe e em elementos característicos da arquitetura da capital. O volume puro proposto, elevado do terreno, consegue se ajustar perfeitamente a topografia do lote, criando uma longa fachada composta por cobogós de alumínio, que reforçam a horizontalidade do projeto e criam uma incrível dualidade dia x noite no projeto.

 

Optou-se pela estrutura em aço para manter o diálogo com os aspectos formais adotados. A malha estrutural criou eixos que permitem a estruturação de um zoneamento interno claro e bem definido, que se traduz até mesmo na modulação do layout dos móveis. Outro aspecto organizador do espaço interno foi a criação de um jardim central, que traz para dentro do projeto a integração com a natureza e o máximo de aproveitamento da luz natural. Tudo isso tentando aproveitar ao máximo o pavimento térreo para que o uso das escadas pudesse ser apenas esporádico, como os moradores desejavam.

FICHA TÉCNICA

Casa Cobogó

 

local

Lago Sul. Brasília - DF

 

ano

projeto  2019

 

áreas

área do terreno  1032,91m²

área construída  735,6m²

 

autores

Pedro Grilo

 

equipe

Ana Paula Kouzak

Alice Menezes

Rayan Sant’anna