Casa Althoff

Rna   ep   render 01   ph
Rna   ep   render 02   ph
Rna   ep   render 03   ph
Rna   esquemas 01
Rna   ep   render 04
Rna   ep   render 07   ph
Rna   ep   render 05
Rna   ep   render 06

FICHA TÉCNICA

 

Local

Condomínio Santa Mônica, Brasília/DF

Área –336m²

 

Ano –

projeto 2020

 

AUTORES

Pedro Grilo

Tiago Rezende

 

EQUIPE

Joyce Rocha

 

RENDERS

Paulo Henrique

 

EDITORIAL
Sarah Almeida

CASA ALTHOFF

 

Este casal buscou a CoDA para projetar a residência da família em um condomínio, onde o grande diferencial se encontra na defesa do meio ambiente. Cerca de 20% do lote é reservado para preservação do bioma natural. O terreno possui um forte aclive de 6,5m. A opção foi por escalona-lo em alguns platôs para poder realizar a distribuição do projeto de um modo mais eficiente. No nível inferior estão localizadas as áreas técnicas como depósito, oficina e garagem. 

 

A parte principal do programa de necessidades está alocada no nível intermediário. A sala, integrada com a cozinha e sala de tv, foi pensada para atender ao desejo da família de ter um amplo espaço social para receber parentes e amigos. Como a gastronomia faz parte dos hobbies do casal, a cozinha também ganhou um papel protagonista na casa. A vista deste espaço se dá para a porção mais alta do terreno, onde estão a piscina e zona de preservação.

 

A parte intima da casa possuí 5 quartos sendo um desses escritório.  Os quartos dos filhos ficaram voltados para o sol nascente, enquanto o quarto de hóspedes se encontra na fachada oposta. Já a suíte do casal define a forma da fachada frontal da casa, onde sua varanda possibilita que eles sejam ao mesmo tempo “os olhos da rua” e ainda estejam resguardados com privacidade.

 

A lavanderia também se encontra no núcleo íntimo da casa. Uma solução contemporânea que é, ao mesmo tempo, eficiente para o dia-a-dia e libera o bloco social para que a sala fique o mais livre e ampla possível.  

 

A estrutura da maior parte do projeto foi calculada com um modelo tradicional em concreto armado. O diferencial do projeto se encontra na estrutura metálica da área social que vence um vão de 12m. A escolha dessa estrutura também permitiu o aumento da altura do pé direito e da luz natural no espaço.

 

A materialidade do projeto foi definida a partir da questão estrutural. Os tijolos foram escolhidos como revestimento tanto por seu aspecto estético, quanto de conforto térmico. A tonalidade branca adotada dá ao projeto um aspecto mais neutro e confortável, tom trazido também para os interiores, propiciando espaços visualmente limpos e bem iluminados.

Rna   ep   render 09   ph
Rna   ep   render 10   ph
Rna   ep   render 08   ph