A EF Global, maior escola de intercâmbio do mundo, tem por filosofia contratar escritórios locais para executar os projetos das suas sedes, dentro da filosofia do “pensar global, agir local” (think global, act local). Em fins de 2014, a CoDA foi convidada a projetar a primeira sede da EF em Brasília.
O projeto situa-se no bairro residencial mais antigo de Brasília, a Asa Sul. Isso foi levado em consideração para a elaboração da fachada principal, cujo desenho é uma releitura do cobogó - tradicional elemento do modernismo brasiliense – com forte presença nas quadras do entorno. Para essa composição foi escolhido o bloco veneziano, que disposto verticalmente possibilita leituras variadas da disposição de cores aplicadas em seu miolo.
No interior da loja, as linhas minimalistas trazem a identidade dos escritórios e escolas ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que se encontram artefatos e materiais da arquitetura moderna brasileira como a escada helicoidal escultórica e os pisos e forros de madeira. O espaço foi pensado com foco na interação dos futuros alunos, de forma que não há divisão entre as áreas de atendimento, estar e reuniões. Para isso, uma grande arquibancada foi instalada ao longo de todo o térreo, permitindo que os intercambistas se reúnam e participem dos eventos com facilidade. O subsolo abrigou a sala de aula da escola, além de alguns cômodos técnicos. Para o mezanino, foram reservados espaços de caráter governamental e corporativo, pontuados pela bela vista do cordão de árvores da 206 sul.
EF Global Brasília
CLS 206 bloco B
Brasília/DF
Ano
Projeto - 2014
Obra – 2015
235m²
Pedro Grilo
Guilherme Araujo
Joanne Viana
Mariana Freitas
Laís Petra
Laíssa Novais
Ana Luísa Meira
Eng. Luciano Vaz
Pórtico Empreendimentos
Gustavo Stival
Raphael Stival
Iluminação – Dessine
Revestimentos – Só Reparos
Haruo Mikami